O que é o Projeto Mantas do Brasil?

O Projeto Mantas do Brasil busca a ampliação do CONHECIMENTO visando a PRESERVAÇÃO das maiores espécies de raia do mundo, conhecidas popularmente como raias mantas, em especial a espécie comprovadamente incidente no Brasil (Manta birostris ou Mobula birostris), que pode atingir 8 metros de uma asa à outra e pesar mais de 2 toneladas.

Em 2011 ambas as espécies de mantas descritas no mundo foram recategorizadas, deixando o antigo estágio de “PRÓXIMA DA AMEAÇA” para o estágio mais preocupante de “VULNERÁVEL À EXTINÇÃO” na lista vermelha da IUCN.

Na medida em que cresce mundialmente a consciência acerca da necessidade da proteção dos gigantes marinhos, entre eles as raias gigantes, cresce também a avidez dos mercados asiáticos por produtos exóticos. Explica-se. As raias gigantes são animais filtradores, ou seja, alimentam-se filtrando o plâncton presente na água utilizando-se de seus 5 pares de fendas branquiais. Enquanto esses pequenos organismos são retidos pelos filtros, a água passa pelas fendas e é expelida de volta ao meio.

Em razão de crendice infundada, o mercado asiático passou a comercializar derivados das raias gigantes, e os pescadores, havendo demanda, passaram a caçar tais animais, matá-los, remover seus elementos filtradores e secá-los, sendo comercializados como se tivessem o poder mágico de “filtrar o sangue humano”.

Se a pesca acidental já vinha dizimando as populações mundiais de mantas, a pressão de pesca intencional passou a produzir o declínio da maioria das populações mundiais de raias gigantes.

O Projeto Mantas do Brasil é a voz brasileira na luta da preservação desses animais ameaçados de extinção.

Com fortes atuações por meio de ações de educação ambiental e de pesquisa marinha, o Projeto conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Santos Port Authority, administradora do Porto de Santos. Com muita paixão de suas equipes, monitores e voluntários, aliada à força dos patrocinadores, o Projeto pretende continuar e aprimorar suas diversas linhas de atuação, em defesa da existência desses fantásticos gigantes marinhos e de seu habitat.