Ações

PESQUISA MARINHA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO VISANDO A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE RAIAS GIGANTES

 

O Projeto Mantas do Brasil desenvolve uma série de ações que visam a obtenção de resultados na Pesquisa Marinha. Entre eles podemos destacar:

 

FOTO IDENTIFICAÇÃO EM SP - Conhecer os parâmetros demográficos e as características da população de raias mantas que ocorre desde o litoral do Paraná até o litoral do estado de São Paulo.

FOTO IDENTIFICAÇÃO NO BRASIL - Conhecer os parâmetros demográficos e as características da população de raias mantas que ocorre do litoral do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, passando pelo Espírito Santo e Pernambuco.

ANÁLISE DE DNA - Conhecer as relações de proximidade e distanciamento entre as espécies e populações de cada espécie existentes no Brasil e no mundo por meio de análise genética (coleta de muco e de tecido para análise de DNA).

FOTOGRAMETRIA A LASER - Conhecer o tamanho dos indivíduos da população brasileira em relação à sua maturidade sexual através da Fotogrametria - medição a laser dos indivíduos localizados.

 

Além da compilação dos dados, o Projeto Mantas do Brasil prima pelo compartilhamento das informações compiladas, por meio de ações e mecanismos de divulgação, dentre as quais podemos destacar:

 

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - Ações do Projeto Mantas do Brasil que visam divulgar os conhecimentos adquiridos através de publicações científicas.

PUBLICAÇÕES AO PÚBLICO COMPOSTO POR MERGULHADORES - Ações do Projeto Mantas do Brasil que visam divulgar os conhecimentos adquiridos através de publicações em revistas voltadas aos mergulhadores.

BANCO BRASILEIRO DE MANTAS - Dotado de filtros de consulta que selecionam as informações desejadas, o Banco Brasileiro de Mantas foi desenvolvido com o objetivo de compartilhar as informações coletadas pelo Projeto.

ALIMENTAÇÃO DO BANCO MUNDIAL MANTAMATCHER - Espelhando os dados coletados o organizados no Banco Brasileiro de Mantas com o programa internacional MantaMatcher, o Projeto Mantas do Brasil almeja contribuir para o aumento do conhecimento acerca das raias mantas em termos mundiais.

  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VULNERABILIDADE DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS ATRAVÉS  DAS SEGUINTES AÇÕES

 

O que foi aprendido e assimilado por meio de estudos e pesquisas precisa ser divulgado e compartilhado. O Projeto Mantas do Brasil desenvolve uma série de ações que visam compartilhar os resultados de suas ações de pesquisa, sempre com foco na preservação das raias gigantes. Entre eles podemos destacar:

 

FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO DE MERGULHADORES - por meio do Programa Cidadão Cientista., o Projeto tem trabalhado para que os mergulhadores deixem a postura passiva e assumam postura ativa na qualidade pesquisadores e conservacionistas marinhos. Excelentes resultados de pesquisa marinha têm sido obtidos através da multiplicação de esforços promovida pelo Programa. Cerca de 10% (dez por cento) dos registros hoje exibidos no Banco Brasileiro de Mantas foram obtidos através do trabalho dos mergulhadores capacitados no bojo do Projeto, por meio do Programa Cidadão Cientista.

CAPACITAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE MERGULHO DO RJ, ES E PE - A ação almeja promover a formação dos profissionais do mergulho e de mergulhadores do litoral do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Fernando de Noronha para contribuírem na foto identificação e para tornarem-se professores-capacitores locais dos mergulhadores.

EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES - Com o objetivo de disseminar os conhecimentos mais aprofundados acerca da Biologia, Taxonomia, Morfologia, Comportamento e Vulnerabilidade das mantas gigantes, o Projeto Mantas do Brasil tem levado diversos conteúdos por meio de palestras e cursos em Universidades, o que tem alcançado centenas de estudantes dos cursos de Biologia e Oceanografia.

EDUCAÇÃO NA GRADE EXTRACURRICULAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA BAIXADA SANTISTA - Com o objetivo de disseminar de forma lúdica as noções básicas de equilíbrio e sustentabilidade das ações humanas, bem como os conhecimentos acerca da existência e vulnerabilidade das mantas gigantes, o Projeto Mantas do Brasil está presente há mais de 5 anos na grade extracurricular das escolas municipais da Baixada Santista, atingindo dezenas de milhares de crianças e jovens da rede pública de ensino.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PROFESSORES - Levar aos Professores das escolas públicas municipais os conteúdos aprendidos nas diversas ações do Projeto é a maneira encontrada pelo Projeto Mantas do Brasil para contribuir para a capacitação dos docentes a responderem aos questionamentos dos seus alunos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA - Adotada como uma das vocações do Projeto Mantas do Brasil, promover a inclusão de crianças e jovens com Síndrome de Down na conservação das raias gigantes e de seu habitat tem sido uma tarefa desempenhada com alegria por todos os integrantes da equipe de Educação Ambiental do Projeto.

WEBSITE INCLUSIVO - Este website foi criado com tecnologia inclusiva, visando permitir o acesso ao seu conteúdo aos portadores de deficiências visuais, uma pequenina contribuição para a inclusão de todos os públicos nas causas pela preservação.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM EVENTOS - Por meio da presença e da participação em eventos de caráter ambiental (semanas do meio ambiente, feiras, stands, exposições fotográficas), o Projeto Mantas do Brasil busca a sensibilização das pessoas à necessidade da conservação marinha.