Objetivos

PESQUISA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO VISANDO A PRESERVAÇÃO DA(S) ESPÉCIE(S) AMEAÇADA(S)

 

Um dos objetivos primordiais da pesquisa marinha desenvolvida pelo Projeto Mantas do Brasil é o de ampliar os dados compilados no Banco Brasileiro de Mantas, base de dados cujo acervo foi iniciado com os registros históricos de avistamentos de Mobula birostris  no litoral do estado de São Paulo e que se estendeu por todo o litoral brasileiro. Quanto maior for a base de dados compilada no Banco Brasileiro de Mantas, mas próximos chegaremos de importantes conclusões científicas, a exemplo da:

 

- Estimativa populacional da raias mantas no Brasil;

 

- Determinação de suas rotas migratórias na costa brasileira;

 

- Determinação dos níveis de antropização dos indivíduos e da população de raias mantas no Brasil;

 

- Compreensão acerca das diferentes populações de raias mantas observadas na costa brasileira, visando elucidação dos níveis e fontes de ameaça de cada uma dessas populações.

 

A elucidação dos fatos acima elencados é importante ferramenta para a conscientização de todos sobre a necessidade da preservação das raias mantas e do uso sustentável de nosso litoral como seu habitat.

Além do que, as informações científicas geradas pelo Projeto podem ser úteis às tomadas de decisão de entidades governamentais acerca da espécie ameaçada de extinção.

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO E ENVOLVIMENTO DO PÚBLICO EM TORNO DA PROTEÇÃO DA ESPÉCIE AMEAÇADA

 

Outra forte vertente do Projeto Mantas do Brasil é seu compromisso com a Educação Ambiental.

 

Inúmeros programas, cartilhas, cursos, palestras e outras atividades foram desenvolvidos para atingir esse, que é outro grande objetivo do Projeto Mantas do Brasil: envolver os diversos públicos almejados pelo Projeto com as ações de preservação das raias gigantes, criando consciência pela conservação.

 

Criado pelo Projeto Mantas do Brasil e lançado em 2010, o Programa Cidadão Cientista é a iniciativa que objetiva envolver o público constituído por mergulhadores. Autorizados visitantes dos fundos marinhos, os mergulhadores têm o poder de criar oportunidades de se colocarem face a face com uma raia gigante. A paixão dos mergulhadores pela espécie que é um dos ícones do mergulho internacional, a raia gigante, muito interessa ao Projeto Mantas do Brasil, que tem feito excelente uso dessa paixão em prol da própria espécie.

 

Para melhor aproveitar e canalizar a força dessa paixão, foi desenvolvido o Curso de Foto Identificação de Raias Mantas no bojo do Programa Cidadão Cientista. Esse conteúdo educativo traduz um convite, aquele que todos os mergulhadores adoram ouvir: mergulhar mais, mergulhar melhor, mergulhar com gigantes marinhos. Ao mesmo passo em que o mergulho pode ser uma das maiores fontes de prazer e deleite na vida do mergulhador, ele é chamado a agir, deixando a posição de mero observador passivo e assumindo o protagonismo, aprendendo a proteger o objeto de seu interesse. Com esse chamado à consciência pela preservação, o Programa Cidadão Cientista já capacitou mais de 2.000 mergulhadores brasileiros para participarem das iniciativas de pesquisa e de conservação da espécie ameaçada.

 

Os conteúdos desenvolvidos pelo Projeto Mantas do Brasil procuram disseminar as causas pelas quais as gigantes gentis estão ameaçadas no Brasil e no mundo, bem como a necessidade de fazermos cumprir a legislação de proteção da espécie no Brasil, sancionada em março de 2013.

 

Outro público de grande interesse do Projeto Mantas do Brasil é o infanto-juvenil. Envolver nossos jovens na preservação, por meio dos diversos conteúdos educativos já desenvolvidos , é uma das missões mais honrosas desenvolvidas pelo Projeto.

 

Os conteúdos são sérios, mas levados ao público infantil de forma lúdica. A interação promovida pelos personagens do teatrinho apresentado como atividade extracurricular de centenas de escolas públicas da Baixada Santista ilustra o encontro do pesquisador marinho com a raia manta gigante enroscada em um petrecho de pesca. A sensibilização do público infanto-juvenil acerca da falta de responsabilidade do ser humano com as redes de pesca fantasma, bem como à necessidade de nossa mudança de postura, acaba traduzindo o sério objetivo do Projeto, atingido sem perder de vista que aprender pode, sim, ser divertido.

 

Para concretizar o objetivo de trazer a sensação de estar no fundo do mar até o grande público, o Projeto Mantas do Brasil idealizou o Oceanário, iniciativa inédita no Brasil, que utiliza outro mecanismo de comunicação com o público, projeções de imagens 180 graus dentro de um domo inflável portátil. Diversos conteúdos de filmes de curta metragem estão sendo desenvolvidos como meio de atingimento dos objetivos ligados à preservação marinha.