Inédito Oceanário apresenta a vida marinha em evento gratuito em Santos, SP

Um inédito Oceanário será inaugurado e ficará aberto à visitação em Santos, no litoral de São Paulo, entre os dias 20 de agosto e 1º de setembro. O equipamento faz parte do evento multicultural Oceano, totalmente gratuito, que reúne ações para discutir a conservação da vida marinha.

A iniciativa é do Projeto Mantas do Brasil, que tem patrocínio da Petrobras e do Porto de Santos (Codesp). A organização é referência na América Latina no estudo da Mobula birostris, a espécie da raia manta gigante, que está vulnerável à extinção e pode atingir 7 metros de envergadura.

Ao longo de 10 dias, crianças, jovens e adultos têm à disposição atividades no Centro Cultural Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48), no bairro Vila Matias. O evento Oceano tem por objetivo discutir a importância da conservação do ambiente por meio de atividades culturais.

O Oceanário, um domo inflável de 4 metros de altura e inédito no Brasil, é uma das atrações. Quatro sessões ao longo do dia (9h40, 10h40, 13h40 e 14h40 durante a semana e 11h30, 12h30, 14h30 e 15h30 aos finais de semana) recebem grupos de até 50 pessoas para participar de um mergulho no fundo do mar.

"Queremos que as pessoas dentro do Oceanário tenham a sensação de estarem mergulhando. Um filme projetado em 180º vai mostrar que conhecemos muito pouco, ainda, das riquezas de nossos oceanos, que estamos destruindo antes mesmo de conhecer. É um modo de alertar as pessoas sobre as necessidades da conservação marinha", explica a coordenadora do Projeto Mantas do Brasil, Ana Paula Balboni Coelho.

Além do novo equipamento, o evento também recebe a peça “Oceano”, do consagrado Grupo XPTO, que esteve em Santos pela primeira vez em 2017. O espetáculo teatral é ambientado como se o público estivesse debaixo d’água, encenado com seres marinhos e também visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação.

Entre os participantes do espetáculo estão anêmonas e corais, tubarão-martelo, atum, peixe-espada, animais exóticos e luminescentes das profundezas dos oceanos e, como não poderia faltar, a raia manta. As sessões acontecem às 9h20; 10h20; 14h30 e 15h30 durante a semana* e 11h30; 12h30; 14h30 e 15h30 aos finais de semana.

As apresentações durante a semana são, preferencialmente, destinadas aos estudantes das escolas da rede pública e participar da região da Baixada Santista. O evento contará com a exposição de fotos que mostram as raias gigantes na costa brasileira e outras atividades do Projeto Mantas do Brasil e exposição de artes ligadas à vida marinha, organizada pelo parceiro do Projeto, o artista plástico Alexandre Huber.

Todas as atrações do evento são totalmente gratuitas e as atividades não têm restrição etária – menores devem estar acompanhados dos pais ou responsável. Os ingressos disponíveis serão distribuídos conforme a ordem de chegada do público.

 

ONDE: No Centro Cultural Patrícia Galvão – MISS (Av. Senador Pinheiro Machado, 48), Vila Matias.

QUANDO: de 20 de agosto e 1º de setembro de 2018

QUANTO: DE GRAÇA

INGRESSOS LIMITADOS: os ingressos disponíveis serão distribuídos de acordo com a programação e com a ordem de chegada.

 

 

 


Imprimir   Email