EDITAL VOLUNTARIADO 2019

 

EDITAL DE VOLUNTARIADO PROJETO MANTAS DO BRASIL 2019

 

O Projeto Mantas do Brasil convida os interessados na participação voluntária a participar do processo de seleção.

 

Nos termos da Lei nº 9.608/1998, que rege a atividade voluntária no Brasil, serviço voluntário é a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa; não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

 

O Programa de Voluntariado do Projeto Mantas do Brasil tem o propósito de promover o compromisso da sociedade na conservação da biodiversidade, do ecossistema marinho e da espécie alvo raia-manta, por meio do envolvimento e da ação voluntária e do reconhecimento público da importância da contribuição.

 

Para a atividade de voluntariado é necessário ter disposição e compromisso de colaborar para a conservação marinha. Os pré-requisitos para a candidatura do processo seletivo são:

  • Possuir documento de identificação oficial;
  • Ter mais de 18 anos ou, se menor, ser autorizado pelos pais ou responsáveis;
  • Ter concluído ou estar cursando a graduação nos cursos de interesse como Biologia, Oceanografia, Veterinária, Engenharia Ambiental, Comunicação, Publicidade, Jornalismo, Marketing, Tecnologia da Informação/Informática e afins;
  • Ler e concordar com os termos do Código de Conduta, Ética e Política Anticorrupção (Compliance) do Instituto Laje Viva (acesse https://www.lajeviva.org.br/Lajeviva/instituto/codigo-de-conduta/);

As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano de 2019.

O Projeto Mantas do Brasil não possui alojamento.

O voluntariado para a Pesquisa Marinha não inclui atividades de campo (mergulho).

Todas as ações das quais o Voluntário participar efetivamente serão devidamente comprovadas por meio de certificado, do qual constará a carga horária das atividades realizadas.

 

Vagas para a Baixada Santista

Estão disponíveis:

- 15 vagas para Voluntários de Educação Ambiental, sendo 10 vagas para a Baixada Santista e 5 vagas para a Grande São Paulo;

- 3 vagas para Pesquisa Marinha (auxiliares de redação científica);

- 2 vagas para Comunicação e Marketing;

- 2 vagas de Tecnologia da Informação/Informática.

 

Prazos

INSCRIÇÃO: Preenchimento do formulário online entre os dias 19 e 29 de março de 2019; FORMULÁRIO

DIVULGAÇÃO: A lista de selecionados será divulgada até o dia 15 de abril de 2019;

TREINAMENTO: O início do treinamento será divulgado aos selecionados.

 

Descrição das atividades previstas

 

- Educação Ambiental:              

Acompanhamento e auxílio nas atividades desenvolvidas, tais como: mutirões de limpeza de rios e praias, palestras em universidades e escolas, participar de eventos e exposições voltados à sensibilização para a conservação marinha, atividades de teatro infantil com fantasias entre outros.

 

- Pesquisa Marinha:           

Leitura de artigos científicos, análise de imagens, redação de artigos de divulgação, redação artigos e notas científicas, organização e upload de dados, assim como auxiliar nas pesquisas em andamento.

 

- Comunicação:

Redação de material informativo, revisão de artigos e textos, elaboração de conteúdos para o site e mídias sociais, redação de informes internos, seleção e organização de matérias.

 

- TI/ Informática:

Administrar e atualizar websites em JOOMLA e WordPress; conhecimentos de HTML5, PHP e banco de dados MySQL.

 

Seleção

 

A avaliação dos candidatos ao voluntariado do Projeto Mantas do Brasil será efetuada por meio da análise das informações e respostas fornecidas pelo candidato às perguntas contidas no formulário de inscrição; a avaliação dos candidatos a voluntário na área de Pesquisa Marinha será efetuada por meio da análise do Currículo Lattes do candidato, além das respostas fornecidas pelo candidato às perguntas do formulário de inscrição.

Clique aqui para preencher o formulário

 

 

Formalização

 

Os candidatos selecionados serão convidados a assinar Termo de Participação Voluntária junto ao Projeto Mantas do Brasil.

 

Treinamento

 

Após a seleção da equipe de voluntários, o Projeto realizará o treinamento dos selecionados. Durante 5 sábados consecutivos, a equipe receberá conteúdo elaborado pela coordenação do Projeto, assim como de entidades parceiras, proporcionando aos participantes um conteúdo programático nas temáticas de conservação e pesquisa. É obrigatória a presença de todos os selecionados aos treinamentos presenciais, nos locais a serem designados em Santos ou São Paulo.

 

Dia-a-dia

Poderão ocorrer novas reuniões de capacitação, treinamentos, planejamento e acompanhamento das atividades.

 

 


Imprimir   Email